Drª Flávia Abruzzini conta sobre sua trajetória até o CEVO

Com 20 anos de formada e 23 de trabalho na área, já que iniciou estágio na Prefeitura de Rio das Flores no 3º ano da faculdade, Dra. Flávia Abruzzini integra a equipe de excelência do Cevo e, mais que isso, foi precursora da Clínica de Apoio daquele Centro, sendo a primeira a montar o seu consultório, onde antes só funcionava o Curso de Atualização em Cirurgia do Dr. Fábio Vieira.
A profissional se julga preguiçosa para estudar. No entanto, a Odontopediatria, inspirada pela Dra. Marlene Pires, foi só a primeira especialização que fez. Após 10 anos atendendo o público infantil, fez Periodontia, Implantodontia, Ortodontia, e não para por aí. O interesse pela odontologia estética prossegue e, nessa esteira, veio o curso de Toxina Botulínica de Preenchimento e, mais recentemente, o de Harmonização Facial Estética e Funcional, utilizando a Fibrina Leucoplaquetária Autóloga. Fez, ainda, Acupuntura aplicada a odontologia, curso em que ainda pretende se aprofundar.

“Acho que sou apaixonada pela odontologia desde sempre. Minha inspiração foi a Dra. Marlene Pires, que na época era minha odontopediatra. Ir ao seu consultório era um prazer para mim. Ela, que sempre trabalhou com muito amor e dedicação, me explicava tudo, me deixava olhar tudo. Posso dizer que minha odontopediatra contribuiu muito para minha decisão profissional. Os anos se passaram e acabei me interessando pelo curso de Arquitetura. No entanto, com o tempo vi com muita clareza que não estava em meu ambiente. Assim, resolvi trancar meu curso, para ir atrás do que eu acreditava ser meu sonho…fazer Odontologia.”

Após o tempo de estágio em Rio das Flores, Flávia foi contratada pela prefeitura de Valença como assistente. Logo em seguida fez concurso e, desde então, é dentista do município.

“Meu caminho na profissão se direcionou, em princípio, para a especialização em Odontopediatria, seguindo ainda os passos da Dra. Marlene. Atendi crianças por 10 anos da minha vida profissional e amo esse trabalho. Mais tarde fiz periodontia, e amava o trabalho com cirurgia periodontal. Entretanto, a primeira gravidez me trouxe alguns desconfortos ligados aos procedimentos cirúrgicos. Tive que me afastar por cinco anos, para em seguida me interessar pela ortodontia, onde, profissionalmente, me identifiquei muito.”

Além da prefeitura, passou um tempo atendendo no consultório do Dr. Fábio, em horários diferentes dos dele. Com o tempo a sua clientela cresceu e Flávia precisou

encontrar outro espaço.

“O imóvel, onde hoje funciona o CEVO, já estava alugado, mas só era utilizado para o curso de Atualização em Cirurgia. Transferi-me para lá e, depois de alguns pequenos reparos, comecei a atender meus pacientes. Como não fazia canal, convidei o Dr. Dionízio para compartilhar o espaço e atender a essa especialidade.”

Ela conta que, só depois de um tempo é que veio o Curso de Especialização em Implantes e, assim, nascia o CEVO.

“Aos poucos fomos melhorando o espaço, na medida em que trazíamos os cursos. Com o atendimento dos implantes, tivemos a idéia de montar uma equipe multidisciplinar para o apoio. Se um paciente de implante necessitasse de algum outro tipo de tratamento, como ortodontia, canal, etc, não precisaria sair do CEVO.”

Já são oito anos de trabalho dedicado no atendimento aos pacientes do CEVO, além dos pacientes que estão com ela desde que começou a atuar na área como profissional. Uma das novidades hoje é o trabalho com a toxina botulínica.

“A toxina botulínica, também conhecida como Botox®, além de disfarçar rugas e flacidez no rosto, é atualmente um importante recurso terapêutico no tratamento odontológico. O procedimento é eficiente, indolor e seguro, com alto grau de satisfação dos pacientes. Temos alcançado muitos resultados nos casos de Sorriso gengival (excesso de exposição das gengivas), Bruxismo (apertamento/ranger noturno dos dentes), Disfunção de ATM e dor orofacial, Cefaleias (dores de cabeça de origem odontológica), Implantes dentários com carga imediata (aliviando a força mastigatória), Hipertrofia do músculo masseter (promovendo afilamento da face).”

Dra. Flávia diz que se sente realizada profissionalmente na odontologia, por isso busca sempre evoluir na área.

“O profissional precisa estar atualizado na profissão, pois a cada minuto novas descobertas acontecem, e novas evidencias aparecem. Hoje sou reconhecida como profissional pelo meu trabalho em todos esses anos, independentemente da minha relação familiar com profissionais tão renomados, como Dr. Fabrício e Dr. Fábio. E isso me deixa muito feliz e agradecida. Encontrei meu lugar no mundo onde posso fazer o bem e fazer o que me faz bem. Acredito que esta profissão exige muito e, portanto, só vence quem realmente ama o que faz.”