Pai da Odontologia Brasileira!
A partir de julho deste ano, o Cevo Centro de Estudos, inicia a Exposição Memorial do Museu Odontológico, em suas dependências.
A primeira exposição contará com peças do Prof. Augusto Coelho e Souza, considerado o Pai da Odontologia Brasileira e patrono da Academia Brasileira de Odontologia e outras entidades.
O material, cedido pelo Dr. Mauro Cruz (DMD, MSc, PhD), curador das peças, é composto por peças originais como cartas, cartões de visita, medalhas, fotografias etc.
“Estas peças foram doadas pelo Prof. Augusto Coelho e Souza ao seu aluno e depois seu assistente e amigo, o Prof. Dr. José Felippe Ludolf de Mello Filho. O Prof. Ludolf foi meu professor e meu amigo, tendo me passado todo o acervo, para que eu o guardasse e divulgasse sempre que possível”, comentou Dr. Mauro Cruz.
De acordo com o Diretor do CEVO, Dr. Fabrício Vieira, a idéia do museu surgiu a partir da mudança de local do seu Instituto, que vinha sendo desenhada há algum tempo. “Sempre tive vontade de retratar a história da odontologia brasileira, fazendo homenagens aos grandes nomes da área. Mas até então não sabia como colocar a idéia em prática. Após a mudança do meu Instituto, vi a oportunidade de finalmente realizar esse projeto e, assim surgiu o Museu Odontológico Ernestino Bastos, que também homenageia em seu nome outro grande professor da área”, explica Fabrício Vieira.
O Prof. Augusto Coelho e Souza Iniciou a sua carreira, publicando em 1900 o Manual Odontológico, com 200 páginas, que serviu de guia para toda uma geração de Cirurgiões-Dentistas. Mais tarde o Manual foi crescendo e por fim, atingiu 04 volumes, Anatomia, Patologia, Coroas e Pontes, e Dentaduras, com mais de 800 páginas e nove edições. Ele está entre as obras mais importantes da literatura médica mundial, pelo seu pioneirismo, seriedade científica e qualidade.
Dr. Mauro Cruz agradeceu a oportunidade criada pelo CEVO e pelo Dr. Fabrício Vieira de homenagear este grande baluarte da Odontologia, ajudando-o a desempenhar esta missão. “É uma bela iniciativa, lembrar e homenagear a memória deste grande homem que marcou a história da Odontologia brasileira e mundial”, finalizou Dr. Mauro Cruz.
O acervo estará exposto em breve no CEVO.
Acompanhe nossas redes sociais para informações!