A revolução na Odontologia de Implantes

A descoberta de uma técnica revolucionária na utilização da Fibrina para a colocação de implantes dentários tem levado a equipe do CEVO a romper as fronteiras do nosso estado e, até mesmo, de nosso País.
Vamos saber do que se trata e reconhecer ainda mais a importância do CEVO dentro do contexto odontológico do Brasil, através do Diretor e Coordenador dos Cursos, Dr. Fabrício Vieira.

‘’A técnica que desenvolvemos aqui, associa a Fibrina a Biocerâmica para facilitar e acelerar a formação de osso nos locais que necessitar, para os procedimentos de implante’’. – Dr. Fabricio Vieira

Mas, o que é a Fibrina e qual a sua aplicação na odontologia?

Trata-se de uma proteína fibrosa, feita a partir de fibrinogênio, que está diretamente envolvida com a coagulação do sangue. Essa proteína forma uma malha, que aprisiona células que liberam diversos fatores de crescimento.
O Plasma rico em Fibrina (PRF), um biomaterial derivado do Plasma rico em Plaquetas, é obtido através de uma centrífuga, que separa o Plasma com Fibrina do próprio sangue do paciente.
Nosso organismo é capaz de se regenerar, desde que haja um ambiente favorável para isso. No caso do tecido ósseo, um dos poucos componentes do nosso corpo que não cicatriza, se regenera, precisamos criar as condições favoráveis, para o crescimento do tecido ósseo. Isso é possível, através da aplicação da Fibrina, uma técnica avançada de enxerto ósseo que atua vascularizando o local, resultando na aceleração do processo de reparação.
Associado a isso, desenvolvemos no CEVO uma técnica avançada de associar a Fibrina a um material sintético, desenvolvido em laboratório – a Biocerâmica, que é constituído basicamente de Hidroxiapatita, um dos componentes do tecido ósseo (tecido ósseo = hidroxiapatita+colágeno). Esse material usado nos enxertos ósseos cria um ambiente propício para que as células ósseas se multipliquem. Além disso, a Biocerâmica que utilizamos possui uma característica muito especial, sua estrutura mantém a arquitetura do osso. E esse material vem de uma fábrica sediada em Belo Horizonte, que, por coincidência, pertence a uma família de valencianos.