Um dos profissionais mais consagrados da área de odontologia de Valença, respeitados e queridos, Dr. Antônio Fábio Vieira completa esse ano 44 anos de profissão, sendo 41 dentro de sua especialidade – Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. Ele diz, com muita eloqüência, que se encontrou na odontologia e, não somente trabalha muito, como também participa intensamente de toda movimentação em torno dessa ciência tão dinâmica e que evolui rapidamente.
Conversando com Dr. Fábio, não é difícil entender a razão maior de seu sucesso e, também, de sua garra. Fica claro que o seu combustível é o amor pela profissão. Além da vasta experiência clínica, é professor da Universidade Severino Sombra, em Vassouras e atua como Cirugião-Buco-Maxilo no Hospital daquela Universidade. Coordena hoje um curso de referência nessa especialidade no CEVO, onde sua excelência profissional atrai turmas cada vez mais numerosas a cada ano. Haja vista, o curso já contar com uma lista de espera para 2017.
Odontologia
Eu me encontrei na odontologia, trabalho e participo muito dentro da área. Faço o que gosto, e isso é maravilhoso. Não perco uma oportunidade de me manter atualizado. A área odontológica evolui rapidamente. O profissional, para se manter atualizado, tem que participar de congressos e pesquisas dentro e fora do Brasil. Se tivesse estacionado nos conceitos de quando me formei, hoje seria atropelado. Sou membro titular e um dos fundadores do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial e, há quase vinte anos, participo das reuniões e congressos internacionais promovidos pela Instituição.
Hoje a Odontologia está altamente especializada, requerendo dos profissionais, qualificações cada vez mais complexas e específicas, o que faz surgirem novas especializações dentro de outras que já existiam, como por exemplo, a técnica da utilização da fibrina associada à biocerâmica, desenvolvida no CEVO.
CEVO
Participo do Cevo como professor e coordenador dos Cursos de Atualização e de Especialização em Cirurgia Bucal, que já acontecem há 26 anos. São cursos que capacitam o cirurgião dentista a planejar e executar cirurgias com segurança, rapidez e destreza. Desde que comecei a ministrar esses cursos, não só em Valença, como também em Vassouras, nunca faltaram alunos. Os profissionais procuram nossos cursos pela excelência da nossa equipe. Haja vista o professor Fabrício Vieira, que hoje é um orgulho para mim e, mais ainda, para nossa cidade. Sei que pode parecer corujice, exercício muito praticado pelos pais em razão do sucesso dos filhos. Mas, como profissional, não posso deixar de reverenciar os profissionais que levam e elevam o nome de Valença pelo Brasil afora e Internacionalmente. Dr Fabrício ministrou palestras em quatro países este ano e já tem convites para outros. E, por conta dessas palestras, grupos de estrangeiros querem vir fazer os cursos do Cevo. Ainda este ano, o centro recebe um grupo de Portugueses. Isso é muito bom para a cidade, pois movimenta não só o setor hoteleiro, mas o comércio como um todo.
Filhos
Tenho quatro filhos. Dois são doutores em odontologia – Fabrício e Rodrigo; Felipe é médico e o outro Fabrício exerceu a enfermagem por muitos anos e hoje está cursando odontologia. Nunca os influenciei para seguirem a minha profissão. Sempre os deixei livres para escolher. O meu papel como pai sempre foi de apoiar e incentivar o estudo e a formação.
Quando me formei, sempre procurei continuar estudando da forma que podia, mas tive que ser muito autodidata, porque os tempos eram outros. Por isso, continuamente estimulo a busca pelo conhecimento, o aprimoramento profissional e a capacitação continuada como o caminho mais seguro para o sucesso.